Acesse nossas redes sociais, e fique por dentro de todas as novidades
e promoções que só a 021 Turismo traz para você!
Youtube Instagram
BELÉM - PA

BELÉM - PA

20/05/2017 a 20/12/2017 | BELÉM -

Atrações

Pontos turísticos
A capital está repleta de pontos turísticos interessantes, como prédios históricos e com detalhes arquitetônicos belíssimos, como a Basílica de Nazaré e o Theatro da Paz. Compre seu pacote para Belém e visite também o Forte do Presépio, primeira construção da cidade, datada de 1616, e a bela Ilha do Algodoal, com praias e lagoas.

Mercado Ver-o-Peso
A origem do mercado remonta ao século 17, quando a Coroa Portuguesa resolveu taxar as mercadorias que vinham do interior da Amazônia, batizando o local como a Casa do Haver-o-Peso. Possui barracas de essências, frutas típicas, temperos, artesanatos, folhas da região, ervas especiais, pescados e carnes. Até mesmo exposições culturais podem ser vistas ali. Nos arredores do mercado há também a Feira do Açaí.

Basílica de Nazaré
Um dos templos católicos mais bonitos do Brasil, a Basílica tem arquitetura inspirada na igreja de São Paulo, do Vaticano. Datada de 1909, possui 38 medalhões em mosaicos de pedra e 54 vitrais desenhados com motivos bíblicos. O interior é de mármore, o teto de cedro e os lampadários são venezianos. É o ponto final da procissão do Círio de Nazaré.

Casa das Onze Janelas
A casa abriga um centro cultural e fica na beira do rio Guamá. Construída para ser residência do senhor de engenho Domingos da Costa Bacelar, em 1768, foi confiscada pelo Governo de Portugal para se tornar o Hospital Real. Atualmente recebe eventos culturais e inclui o bar Boteco das 11, local de boemia e gastronomia conhecido na cidade de Belém.

Forte do Presépio
É a primeira construção da cidade, datada de 1616, e palco de duas batalhas: uma revolta dos tupinambás contra os portugueses e do movimento nativista Cabanagem, que conseguiu derrubar o governo local, durante os anos de 1835 e 1840. Ali funciona o Museu do Encontro, com peças como machados, urnas funerárias, muiraquitãs (amuletos indígenas), moedas da coroa portuguesa, cachimbos, armamento e garrafas de bebidas alcoólicas.

Theatro da Paz
Erguido em estilo neoclássico, foi ganhando adornos no decorrer do tempo. A mobília é toda original e importada da Europa, principalmente da França. A sala de espetáculos comporta 900 lugares e recebe festivais de ópera, além de ter programação frequente de teatro. As visitas guiadas acontecem de hora em hora.

Áreas verdes
Entre os parques disponíveis em Belém está o Jardim Botânico Bosque Rodrigo Alves, cheio de trilhas e 2.500 espécies da floresta amazônica. Há passeios de canoas pelos lagos, além de viveiros de pássaros, orquidário e aquário. Outra opção é o Parque Zoobotânico Emílio Goeldi, instituição científica voltada para pesquisa e catalogação da natureza e da arqueologia da região, uma espécie de zoológico amazônico. Já no Mangal das Garças as aves ficam soltas e podem se reproduzir. Possui também um borboletário, orquidário e museu.

Ilha do Algodoal
Com as praias mais bonitas do Pará, a Ilha do Algodoal fica num arquipélago chamado Maiandeua, a 182 quilômetros de distância da capital. A paisagem é formada por diversos currais de peixe e natureza deslumbrante. A praia mais frequentada por lá é a praia da Princesa ou do Farol. Por trás da praia, diversas lagoas que se formam em meio às dunas, principalmente entre janeiro e maio.

Círio de Nazaré e Festival de Ópera
Dois eventos importantes fazem parte do calendário de Belém: a Festa do Círio de Nazaré, que ocorre na segunda semana de outubro, e o Festival de Ópera do Theatro da Paz, realizado nos meses de agosto e setembro. A procissão do Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do país, levando milhares de pessoas às ruas da cidade. Já no Festival de Ópera você poderá acompanhar apresentações de óperas famosas no Theatro da Paz.